Infraestrutura de Redes: 5 motivos para investir nessa tecnologia.
Investir em uma boa Infraestrutura de redes passou a ser uma grande necessidade para várias empresas, mas também um grande passo para o mercado. Uma boa infraestrutura de redes impacta em todo funcionamento da empresa, para que seja um impacto positivo a infraestrutura precisa ser bem planejada.
O que é Infraestrutura de Redes?
A Infraestrutura de rede é uma das partes fundamentais da empresa, ela tem impacto direto em vários setores porque corresponde a um conjunto de dispositivos e softwares que juntos fazem parte da rede de todo o TI da empresa. Sendo responsável diretamente pela conexão e suporte de todos os equipamentos tecnológicos.
Os equipamentos podem ser desde computadores, estações de trabalho até servidores. De tal maneira, permite o uso dos sistemas e recursos de TI sem a presença de falhas na estrutura.
Como parte da sua estrutura temos o cabeamento que está responsável por ligar e interligar, os conectores, patch, panels, switches, roteadores e redes sem fio.
Dentro da infraestrutura temos alguns componentes fundamentais para o bom funcionamento da rede, como é o caso dos:
Hardwares – Funcionam basicamente como a base de toda a estrutura, sem ele não há infraestrutura, como exemplo temos os computadores, roteadores e servidores.
Softwares – Podemos destacar alguns como softwares de gerenciamento de relacionamento com os clientes, produtividade e planejamento de recursos. Alguns podem ser adquiridos, mas outros são desenvolvidos por profissionais diretamente para tal empresa.
Internet – Um item insubstituível, ela nos proporciona contato com todo o ambiente virtual, seja através de videoconferências, e-mails e outros.
Colaboradores – Sem a presença dos profissionais de TI não temos nada, eles atuam identificando e corrigindo falhas, e algumas vezes podem desenvolver soluções inovadoras do zero.
Projetos personalizados de Infraestrutura de Redes e Telecom
Confira 5 benefícios que uma Infraestrutura de Redes bem planejada pode trazer ao seu negócio:
Alto desempenho de rede.
Quando bem planejada a infraestrutura de redes aumenta consideravelmente o desempenho do local em que se encontra, evitando gargalos e eliminando quedas na performance na rede que está sendo utilizada.
Por meio da Infraestrutura de redes é possível medir o consumo de rede de cada recurso, levando em consideração os usuários e os horários de maior fluxo. Assim o desempenho da sua rede não cairá durante o uso.
Maior segurança.
Por si só a Infraestrutura e redes já nos traz uma grande segurança para o ambiente. Mas também é bom contar com equipamentos de alta qualidade e confiança como os roteadores e switches, que auxiliam reduzindo o tempo de parada e a perda de informações.
Algumas redes precisam de um plano de compartilhamento por serem maiores, nesse caso é comum usarem a dupla abordagem, que é quando há interligação da fibra óptica por dois caminhos diferentes. Então em caso de falhas será garantida a conexão por meio do outro caminho.
Mas além de aumentar a segurança física, a infraestrutura garante a segurança lógica da rede.
Automação dos processos.
Um grande passo para os negócios é sem dúvidas automatizar os processos, isso reduz o trabalho manual, reduz consideravelmente falhas e também aumenta a produtividade.
Além de tornar seu negócio mais ágil, o processo também trará a utilização e a economia, mas para isso não podemos esquecer de contar com uma boa infraestrutura de redes.
Redução de custos.
Através da possibilidade da operação das máquinas abaixo da carga total, é possível ter a redução de custos operacionais, como energia, refrigeração e gastos com a contratação de uma equipe.
Ao permitir que grande parte das tarefas sejam realizadas em um ambiente virtual, teremos a redução de custos com hardwares, juntamente com processos com maior eficácia.
Nesta mesma linha de raciocínio temos outro benefício, a redução e prevenção de falhas, já que erros elevam nossos gastos e causam grandes impactos no futuro de uma empresa.
Virtualização.
É o processo de gerenciamento de recursos disponíveis por meio de um ambiente virtual, o que nos proporciona aumento de eficiência de rede e economias na infraestrutura.
Uma das maneiras de realizar esse processo é por meio do uso do hypervisor, um programa de controle de tarefas de um equipamento físico.
Através do seu uso se faz possível gerenciar processos virtuais com grande eficiência.
Também faz parte do gerenciamento a implementação da virtualização completa, que é o ato de emular as operações do sistema operacional virtual, de tal forma que o usuário que esteja usando tenha a impressão que está fazendo uso de um produto físico, e não um produto digital.
Por que adquirir uma infraestrutura de redes?
Os 5 motivos citados acima já devem ter mostrado as vantagens de investir em processos tecnológicos, mas não para por aí, também é possível aprimorar a base de dados, pela capacidade de gerir um maior fluxo de informações.
A infraestrutura pode ser personalizada para resolver melhor possíveis problemas. Também é possível ter maior agilidade, disponibilidade e durabilidade em seus sistemas, aumentando a produtividade de seus colaboradores. Dessa forma, seus produtos e serviços se tornam melhores, e suas decisões mais consistentes,
Além de tudo isso, em momentos difíceis a rede estando bem estruturada será capaz de evitar grandes complicações, já que ela conta com planos de contingência eficientes que impedem qualquer ação que comprometa o funcionamento seguro do seu negócio.
Portanto, investir em uma boa infraestrutura de redes se torna crucial para qualquer empresa, impactando diretamente no crescimento competitivo do seu negócio, se colocando muito à frente de seus concorrentes